"O processo de licenciamento dos times no Brasil é complicado, temos que falar com cada time e cada um deles tem um contrato diferente. O que aconteceu este ano é que não tivemos tempo suficiente para renovar contrato com algumas equipes e mandar o conteúdo para a equipe de desenvolvimento colocar no game",
Além de Palmeiras e Vasco, Atlético-GO, Figueirense, Internacional, Ponte Preta, Náutico e Sport não têm licença no game e, por conta disso, aparecem com nomes diferentes, sem brasão e uniformes oficiais.
Dentro do jogo, contudo, a escalação dos times é a mesma utilizada pelas equipes no campeonato, com o nome real dos atletas. Os outros times da série A aparecem com nomes, escudos e uniformes reais.
Segundo Harris, o que aconteceu com os times brasileiros em "Fifa 13" foi que o contrato de algumas equipes expirou e não foi obtida uma renovação em tempo hábil.
"Para a EA, o processo [de contratos com os times] é anual. Algumas equipes fecham contrato por um ano, outras por outro período. Cada clube tem um processo particular de negociação. Não é um contrato igual para todos. Vamos votar a falar com os clubes para que no próximo 'Fifa' possamos trazer mais times.
O concorrente de "Fifa 13", "Pro Evolution Soccer 2013", da Konami, tem todos os 20 times da série A do Brasileirão. "Caso o jogador queira jogar com seu time e ele não está em 'Fifa', não temos o que fazer. Mas há tantas novidades no game que certamente vai agradar a todos os jogadores", afirma o executivo.
O G1 procurou a Konami, de "PES 2013", para saber se houve acordo exclusivo comos times brasileiros para estar no game. Segundo Anibal Vera, gerente de mercado da produtora, não houve exclusividade. "Não, o processo de licenças como um todo já foi caro. Pagar por exclusividade iria aumentar em dias a três vezes o custo final do projeto."
Segundo ele, o processo de contratação dos times foi feito um a um. "Alguns times fecharam e entenderam o processo desde o primeiro e-mail, já outros ampliaram muito mais e pediram contrato da nossa matriz no Japão. Isso complicou um pouco, pois tivemos que fazer via embaixada brasileira em Tóquio, enviar ao Brasil e fazer a tradução juramentada e registro em cartório. Não houve uma regra geral, alguns fecharam em questão de dias e outros demoraram alguns meses."
No Brasil, "Fifa 13" será lançado no dia 4 de outubro e já pode ser adquirido por meio de pré-venda. O game custa R$ 180, terá versões para PlayStation 3, Xbox 360, PC e Wii U e, no Brasil, terá narração do apresentador Tiago Leifert e comentários de Caio Ribeiro, ambos da TV Globo.
0 comentários:
Postar um comentário