Nós vimos o novo controle do PlayStation 4 durante a apresentação da Sony desta quarta-feira (20). Nós sabemos que ele tem um botão para compartilhar vídeos e imagens, um painel de toque e um sensor de movimento iluminado na parte de trás, parecido com a bolinha vergonhosa do PS Move. Mas ninguém do público ou imprensa chegou a tocar no novíssimo DualShock 4. Sentir seu peso, o encaixe da mão no controle, a resistência dos analógicos e dos botões ou a eficiência do painel de toque. Então fica difícil saber se ele vai ser mesmo bom.
A não ser que você esteja disposto a confiar no que a Sony diz. O Editor do Kotaku US, Stephen Totilo, conversou com Shuhei Yoshida, chefão da Sony Worldwide Studios, sobre os diversos aspectos do DualShock 4. Como era de se esperar, Yoshida garante que o controle está melhor do que seu antecessor em todos os aspectos. Vamos ver o que ele tem a falar sobre cada uma dessas melhorias.
O painel de toque
A
Os gatilhos
Os analógicos
A disposição dos analógicos no Dual Shock 4 é bastante parecida com a do DS3, o que funciona bem para alguns tipos de jogos mas nem tanto para outros. Mesmo assim, os novos analógicos trazem algumas mudanças importantes. A primeira delas - e estamos agradecendo a todos os deuses do Olimpo por isso - é que o topo de ambos os direcionais são côncavos. Dedos escorregando do analógico? Nunca mais.
Outro ponto importante citado por Yoshida é que os analógicos do DS4 serão muito mais precisos do que os do DS3. A "zona morta", em que não há resposta do controle, no centro do analógico será muito menor, e responderá bem melhor a movimentos menores e mais sutis. Isso é algo que só conseguiremos perceber quando jogarmos alguma coisa no controle, mas o DualShock 3 realmente não tinha muita sensibilidade na região central dos seus analógicos.
As pequenices
Além disso tudo, temos o botão Share, um embutido e uma "barra iluminada" na base traseira do controle. O alto-falante vai funcionar mais ou menos como o alto-falante do controle do Wii, oferecendo feedbacks sonoros para o (e muito provavelmente diminuindo o tempo de bateria do controle).
controle através da luz emitida, então podemos esperar por usos semelhantes ao que víamos com o falecido Six Axis no começo da vida do PlayStation 3.
Além disso, a barra pode mudar de cor para oferecer feedback aos jogadores, facilitando na hora de identificar qual controle está controlando o quê nas partidas multiplayer locais ou avisando quando você está com pouca vida e coisas do gênero.
Ah, e você vai poder carregar o novo controle enquanto o PS4 estiver em modo standby. Glória, glória, aleluia.
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Mesmo com todas as explicações de Yoshida, nada vai substituir o teste do toque. O DualShock 4 é bem bonito, com toda a certeza, mas não é exatamente beleza que buscamos em um controle de videogame. Ele é a parte mais importante de qualquer console, que nunca vai juntar pó e que você sempre vai ter perto de você. Para saber se o DualShock 4 vai ser bom, vamos ter que esperar para pegá-lo nas nossas mãos e torcer para que o Yoshida não esteja de papo furado.
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